A Nossa História
O primeiro Regulamento Oficial da Coletividade data de janeiro de 1879, no entanto, a data da nossa fundação remete-nos para o ano de 1850.
A nossa banda foi renovada em 1880 pelo Tenente Serra e desde então começou a destacar-se pela sua qualidade e brio no que faz.
Ao longo do nosso percurso já contamos com a classificação de melhor Banda do Distrito de Santarém em 1960, o troféu do XXV Aniversário da FNAT e o 1.° lugar no Concurso de Bandas, em setembro de 1986, organizado pela Câmara Municipal da Amadora, no 8.º aniversário da sua elevação a cidade.
Em 1989 quisemos ir mais além e criámos a Escola de Música, onde o nosso principal objetivo foi (e é) proporcionar, de forma acessível, a aprendizagem de novos instrumentos que não fazem parte da banda, como por exemplo o piano, o violino e a guitarra.
No dia 18 de novembro de 2001, a nossa Sociedade consegue concretizar um sonho antigo: inaugurar a nova e atual sede, na Rua Dr. Manuel Gomes da Silva. Este grande passo contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, José Conde Rodrigues, o que para nós foi uma grande honra.
Agora, com mais condições, o nosso propósito é o de aumentar a oferta tanto a nível cultural como desportivo.
Além da Banda Filarmónica, temos aulas de canto, piano, guitarra, violino, percussão, desenho e pintura, danças de salão, danças orientais, kizomba, ballet, hip-hop, aeróbica, pilates, yoga, karaté, entre outras.
Fazem também parte da coletividade o Grupo Coral Alla Brévis, o Grupo de Cavaquinhos e o Ensemble de Violinos.